17 coisas que ninguém te contou sobre organizar a festa de casamento

il_fullxfull.615948522_m1jg 

Hoje o blog conta os bastidores de um casamento, aquelas dicas e verdades que ninguém te conta sobre organizar e sobre a festa de casamento. Tudo aquilo que varrem debaixo do tapete estará exposto nesse blog. Hoje é dia da verdade nua e crua. Garanto que muita coisa servirá para muitos  noivinhos e noivinhas no dia do casamento. Aqui tem um apanhado da minha experiência e da experiência de muitas amigas e conhecidas noivas, que conheci em grupos de noivas. Aproveite! 😉

for-all-you-bridezillas-10-things-every-bride-to-be-is-totally-tired-of-answering

1. As pessoas faltarão no seu casamento!

Você vai olhar aquela lista de convidados extensa do casamento e vai pensar ” Gente, mas todo mundo aqui é íntimo, eu amo, etc etc. Não vejo ninguém faltando! Quem faltaria aqui?”. Muita gente. Tem gente que vai te avisar com antecedência que não vai (atitude muito legal, inclusive) porque vai viajar, porque vai operar, porque tem outros casamentos, por n motivos. Tem gente que você já vai sacar que não vai antes, já tive amigas noivas que confessaram que os convidados disseram: “Mas em lugar X? Nossa, muito longe”, “Ai..mas está frio”. E vai ter gente que vai jurar de pés juntos que vai e na hora nada…e não te dará satisfação da falta. Tenho observado que a lista de faltosos nos casamentos é enorme. Em geral (em casamentos entre 200 e 300 pessoas), vejo faltando 100 convidados da lista inteira, acho que 80 pessoas é um nível seguro de faltosos. Aquela estimativa de 20% de faltosos está indo por água a baixo. Tenho visto (em grupos de noiva, pesquisei uns 50 casamentos) pelo menos 35-40% de faltosos. A menos que você faça um mini, mini wedding de 20 pessoas, aí a falta é bem menor. A dica é observar a lista. Esqueça o emocional e pense “Quais parentes vão em todas as festas? Quais amigos vão em todas as festas e dançam até se acabar? Quem vem de longe e já comprou passagem?”. Ao contrário do que eu pensava, quem vem de longe (e confirma que vem) não falta porque tem gastos de passagem e hospedagem. O maior índice de faltas que vejo são de pessoas que moram na cidade do casamento. Para exemplificar: no meu casamento foram convidadas 282 pessoas. Festa paga para 200. Confirmados (RSVP ativo e passivo): 206. Presentes no dia 172! Certinho 100 pessoas a menos do que a lista!

tumblr_m4dsjzxkGm1rsrurxo1_400.gif

“Bolsos para lanches”

2. Você não sente fome no dia do casamento

Juro. Eu sou esfomeada. Uma coisa me deixa de mau humor é ficar com fome. A primeira coisa que eu falei na casa de festas é que eu não queria ser uma noiva que passa fome, que eu queria ser servida o tempo todo. Quem disse que no dia eu consegui comer mais do que 3 garfadas no almoço? Eu empurrava a comida. Na festa, como você está num turbilhão de emoção, um monte de gente te cumprimentando, você também esquece de comer, te garanto. Coma na chegada da casa de festas e DURANTE a festa para não passar mal. E muito importante: como você terá comido pouco (provavelmente), encarregue uma madrinha de confiança ou cerimonialista para dar água entre as bebidas alcoólicas para você e o noivo não passarem mal. Tive uma madrinha que fez isso e me salvou.

Julia-Roberts-Wedding-74011

3. Seu coração vai estar na boca na hora do making off e das fotos de noiva

Nem parece quando você vê aquelas fotos de noiva cinematográficas, mas as noivas estão com as mãos geladas e o coração batendo mais do que a bateria da Portela. E sim, o passatempo das pessoas é te perguntar se você está nervosa.

tumblr_inline_mffykz0qOC1r66m5v

4. Você provavelmente vai emagrecer na reta final

Sei que tem muita gente que faz dieta, drenagem e tudo mais. Eu fiz exercícios físicos, mas na reta final não dava tempo nem de respirar. E não, não estimulo aqui ninguém a fazer loucuras para parecer mais magra no dia do casamento. Sou bem contra, se isso arriscar a saúde.

Mas, nas últimas semanas antes do casamento, é bem possível que você esqueça de comer, ou se sinta muito cheio com qualquer garfada, ou esteja em 5 lugares ao mesmo tempo e literalmente correndo. Esse modo de vida enlouquecedor (e nada saudável) de reta final faz você perder muita massa magra, mesmo que você não tenha muita tendência para emagrecer. O resultado pode ser o que aconteceu comigo e algumas amigas: o vestido ficar bem comprido em você no dia do casamento (sem querer te apavorar). Eu fiz a última prova 1 semana antes do casamento e emagreci horrores (mesmo indo no Burguer King. kkkk). Meu vestido ficou muito grande, eu tropeçava nele. Sente o pavor que eu fiquei. Se isso acontecer com você, ande chutando o vestido. Dá super certo!

xcvxcv

5. Você descobre como as pessoas realmente te consideram

As pessoas mudam de atitude. Vai ter gente que não falava com você há anos te tratando super bem para ser convidado na festa. Vai ter amigona sua cagando que você vai casar. Vai ter amiga sua pensando na unha que vai na sua festa, te ajudando no chá e fazendo questão de deixar o seu vestido de noiva na sua casa. Vai ter gente que você pensou mil vezes se convidava ou não – e por fim decide convidar – que vai até chorar de emoção com o convite. Pode até ter gente que vai desdenhar do convite na sua frente (sim, já ouvi casos). Enfim, é um divisor de águas.  

tumblr_lhjjtod2GB1qe0eclo1_500

6. Você pode ter uns “brancos” de memória na festa. É normal.

É muita emoção, muita adrenalina, muita serotonina,muita informação. Você quer lembrar para todo sempre do rosto do noivo, dos convidados, o que eles te disseram, as músicas que tocaram, o que você dançou, como aconteceu cada segundo. Mas, é tanta emoção que você fica tem esses lapsos! Você não precisa estar bêbado para isso não, tá bem? Eu, por exemplo, não lembro de nenhuma frase de convidado falando as coisas mais gentis do mundo. O cérebro apagou tudo. Só depois do casamento entendi como a filmagem é importante. Você noiva, vai entrar por último. Vai ver os padrinhos, madrinhas, seus pais, noivo entrando? Não, né?! Fora que tem muita coisa que você esquece no dia como aconteceu. A filmagem é crucial para você viver todos os momentos de novo. Toda vez que vejo meu trailer noto alguma coisa que não tinha percebido no dia.
P.S: é inútil lembrar todas as poses das 200 fotos que você amou no Pinterest durante a festa. As fotos que você mais gostou, selecione e envie para o fotógrafo para garantir que elas sejam batidas.

7. Seus convidados vão comprar presente em cima da hora

Vai começar umas 2 semanas antes, mas a maioria na semana. Claro que terão convidados que vão te presentear antes, mas 80% da festa vai comprar em cima da hora. É normal. As noivas planejam tudo com antecedência, mas para convidados, que não estão no “planeta casamento”, pela internet dá para comprar até no dia. P.S: pode ser que você ganhe presente na festa! Pode ser que você ganhe presente de quem já avisou que não vai poder ir. Pode ser que convidados venham na sua festa e não te presenteiem.  Tudo isso é mais comum do que você imagina.

bad-wedding-decisions

“Quer saber? Eu não deveria ser autorizada a tomar decisões mais.”

8. Você muda de ideia frequentemente sobre várias coisas no casamento

Como o casamento é um evento lotado de detalhes para escolher e demanda muito tempo, é bem provável que você se apaixone e desapaixone pelos itens como um (a) adolescente.  Pode ser que você goste de uma grinalda 1 ano e meio antes do casamento e 6 meses antes você encontre outra mais bonita. Isso pode acontecer com o vestido, fornecedores. Música, então, nem se fala!

9. Organizar seu casamento é um 2º emprego

E se você tiver 2 empregos, é o terceiro (foi meu caso). É o maior projeto que você vai gerenciar por um longo tempo, lidando com centenas de pessoas diferentes (fornecedores e convidados) e levando em conta diferentes interesses, seus sonhos e do noivo. Quanta responsabilidade! Não é à toa que existe a profissão cerimonialista. É cansativo, mas o dia vale a pena.

rs_500x211-140606093908-tumblr_inline_n172iyuZrR1ryb0hd

“Me ajude, sou pobre”

10. Nem tudo é essencial

Se você não é milionária(o)… lembrancinha; drone; caixinha para padrinho, madrinha, daminha, pais; adesivo de pista de dança; amêndoas; lágrimas de alegria; etc. e uma lista imensa de coisas não é fundamental. Ou seja, sua festa não ficará comprometida pela falta de itens, a grande maioria dos convidados nem sabe que isso existe. Dessas modas todas que inventam diariamente pros noivos estourarem o orçamento, desfoque da “moda” e gaste somente no que você realmente gostou. Se estiver na dúvida, não gaste ou use a grana na lua de mel.

6b0773f9-d831-44c9-8c0f-c32a3c0fdf11~rs_768.h.gif

11. Se algo der errado no dia, só você sabe!

Só se bebida e comida acabar, ou forem mal servidos que os convidados reparam. Ninguém sabe o que você combinou com dj, decoração, cerimonial, etc etc. E é muito, muito raro um fornecedor faltar. Mesmo que ele não vá, ele manda alguém para substituir. 

giphy.gif

12. É difícil fazer xixi e dançar com aquela parafernalha de panos e acessórios

Mesmo que você não tenha vestido princesa, pode ter certeza que estará vestida com a mesma quantidade de parafernalhas do século 18, com corpete, anágua, salto, véu, etc. Faça xixi antes de botar o vestido de preferência. Você precisará de ajuda para mijar.
Eu achava que dançaria lépida com aqueles panos…que nada! Passos de balé, nem pensar! Não é tipo a Cinderela deslizando igual uma libélula no salão. E você (noiva) suará para caramba nas pernas, debaixo do vestido. Já aviso para comprar uma bermuda broxante bege que não marque calcinha e evite suas pernas de roçarem uma na outra. E se sapato, grinalda, brinco, estiver te incomodando antes mesmo do dia do casamento, substitua, vai valer a pena.

6

13. Noiva: seu cabelo pode ficar uó no dia seguinte do casamento

Devido a quantidade de secador, chapinha, milhares de grampos (vc vai ficar horas tirando), laquês, grinalda embolando nos fios, seu cabelo provavelmente estará um ninho de passarinho. Principalmente se você fizer coque e dormir. Não importa seu tipo de cabelo. Então, leve um bom creme de hidratação, nutrição, reconstrução, o que for, para sair bonitinha do quarto. 

large

14. O noivo também é importante

Ele é o homem da sua vida, divida seus sonhos com ele, decidam os detalhes da festa juntos, aprenda a negociar interesses juntos. Tudo isso vai ser muito importante na vida de casados de vocês. Dá um orgulho enorme chegar na festa e ver que cada detalhe foi vocês que pensaram e tem a cara do casal. Uma das melhores coisas que fiz na preparação do casamento foi sair para um barzinho no último fim-de-semana de solteiros e curtir o relacionamento. A correria do casamento é punk e muitas vezes esquecemos do real motivo do casamento. 

anigif_enhanced-23826-1393519341-11

“Estou tirando o dia de folga”

15. Se puder, tire uma semana antes do casamento para resolver as últimas coisas

Tá achando que é para descansar?? Hahahahahah Por mais organizada (o) que você seja, algumas coisas só podem ser resolvidas na última semana. Exemplo: você resolveu economizar com frete, logo vai ficar fazendo peregrinação na cidade nos últimos dias. Fora que 1 semana antes você não consegue raciocinar outra coisa a não ser o casamento, produtividade no trabalho -0,00001%.  Não é luxo. Aparecem coisas novas para fazer e comprar e você (noiva) ainda tem todos os procedimentos estéticos (unha, cabelo, depilação, sobrancelha, etc).

Na última semana tive que comprar 10 isqueiros para acender sparkles (não sabia da necessidade), trocar dólares, apareceram imprevistos: meu dente da frente caiu (e eu não percebi! :O), a gravata do noivo manchou, o porta-alianças com as alianças dentro sumiram (2 dias antes. Pensa numa pessoa louca), e muito mais.  Eu fui meio azarada, mas imprevistos acontecem. hahahahha
Ah! E é muito comum os noivos na última semana (ou dias antes) decidirem que querem mais itens no casamento. Exemplos que já vi: roupão de noiva, terço, vaquinha de cofrinho, um espírito santo no cortejo. E corre por aí para achar o que você cismou.

16. É bem comum ter uns pesadelos hilários com o casamento

Os mais comuns giram em torno da ausência de fornecedores no dia, músicas trocadas. Em um dos sonhos que tive, fui para a minha cidade natal e simplesmente esqueci que aquele era o dia do casamento! hahaha Em sonho pode rolar tudo. Até a Anita indo lá cantar, sendo que você tinha contratado Beyoncè (no sonho, óbvio). 

starryeyedbride

17. Você estará anestesiada no dia do casamento

Por mais estresse que você passe, no dia você acordará linda(o) e feliz, com sorriso de orelha a orelha. Pode ser que você faça sua entrada triunfal só olhando o noivo, pode ser que você olhe os convidados e não ouça a música (meu caso), pode ser que você olhe os convidados sem enxergar ninguém. Pode ser que você chore ou que você seja um enorme sorriso. Ou você fique cega, ou surda… é muita informação e emoção naquele momento! E depois de tudo tenho certeza de que valerá muito a pena. 

Anúncios

Um comentário sobre “17 coisas que ninguém te contou sobre organizar a festa de casamento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s