Festa de aniversário da Milena: tema Viagem

IMG_0053+
A Milena é uma amigona minha que adora viajar e adora aniversário. E a festa de aniversário dela não poderia ter outro tema que não fosse viagem! Ela gosta tanto de viagem, que mesmo sem contar o tema da festa para os convidados, ela foi presenteada com várias coisas sobre que tem a ver com a festa temática.
Essa festa prova como é possível fazer uma festa caprichada com qualquer orçamento.

 Aqui tem um relato completinho de como foi a preparação da festa. Olha só:
“Eu sempre gostei de comemorar aniversário! Adoro festa, e especialmente festa em casa, com comida caseira, família, bolas coloridas e tal! Como faz anos que moro em apartamento pequeno e sem play, faz anos que comemoro em restaurantes e boates, mas neste aniversário de 28 anos eu resolvi assumir o desafio e me dar uma comemoraçãozinha mais intimista de presente!
 
O pontapé inicial foi arrumar um espaço, que, como falei, sempre foi o impedimento maior. Quando uma tia me ofereceu o salão de festas do prédio dela, comecei os preparativos com ânimo total! O tema da festa foi VIAGENS, e não poderia ser outro! Amo viajar e amo tudo que se relaciona ao assunto, então foi um prazer arrumar cada detalhe!
 
Para a decoração, pesquisei referências na internet, especialmente no Pinterest, mas boa parte do que vi de sugestão não cabia no meu orçamento. Resolvi, então, que evitaria comprar coisas prontas porque iriam encarecer muito a festa, em vez disso, faria o máximo possível em casa, no maior estilo DIY. Esse foi o começo da loucura! :p Todas as comidas e todos os enfeites foram feitos em casa, por mim e pela minha mãe! O trabalho foi grande, mas a economia e o prazer de ver tudo feito com total capricho, foi maior ainda!
 
A mesa do bolo foi decorada com toalhas de TNT, que comprei baratinho no Saara. Sobre ela ficou o bolo e um monte de copinhos coloridos,preenchidos com brigadeiro e beijinho. Nas colheres dos doces eu prendi pequenas etiquetas que fiz em casa e que traziam ícones ilustrados relacionados à viagem, como passaporte, mala, guia turístico, placas de sinalização etc. Em um dos cantos da mesa eu coloquei um pequeno globo terrestre e porta-retratos com frases  de viagens e imagens bem coloridas do tema; no outro canto coloquei uma cesta com os “souveniers” da festa, que foram saquinhos de bala amarrados com fitinha e fechados com etiquetas personalizadas que lembravam tags de empresas aéreas.

 

IMG_0029+

Mesa do bolo: até os pés da mesa me lembravam as cordas de balão, achei lindo.

IMG_0030

Até o bolo estava circundado com o mapa mundi! Detalhe para o globo terrestre no canto esquerdo.

IMG_0033

Os porta retratos de viagem estavam espalhados por todos os cantos da festa. Atrás do porta retrato: as lembrancinhas.

IMG_0034

Reparem nas tags fofas de viagem e plaquinhas de trânsito!

As paredes do salão foram enfeitadas com bolas, faixas de papel crepon decorados e bandeirolas de mapa mundi – que mandei imprimir em uma gráfica e depois cortei no formato desejado, já que vi que fazendo assim sairia mais barato que comprar pronto. Como as paredes eram pintadas de verde-claro e a festa foi majoritariamente azul, ficou tudo bem equilibrado e aconchegante.
IMG_0039

As faixas azuis entre as bolas são bandeirolas de mapas mundi.

 
Os salgados foram arrumados em uma mesa comprida no lado oposto ao bolo. Fiz uma mesa de frios bem completa, cheia de pães, biscoitos, pastinhas, diferentes tipos de queijos e apresuntados, quiches, tortas salgadas e mais gostosuras do tipo. A mesa, decorada com grandes cestas de palha e pratos e bandejas de madeira, arrematou o ar um tanto rústico da festa. Para além, foi uma opção boa pela praticidade, já que, como os convidados se serviam, o único trabalho que tive foi repor as comidas que acabavam.
IMG_0049

As bandeirolas de mapa mundi cortadas em círculos nas janelas, porta retratos de viagem e tags nos alimentos: decoração até na mesa de frios.

IMG_0059IMG_0050

 
Os convidados se acomodaram no centro do salão. As mesas brancas e redondas foram cobertas por toalhas azuis, que contaram com um enfeite bem trabalhoso e amado no meio: um balão que eu mesma fiz! Esse balão foi o resultado de um monte de referências que fui encontrando na internet.
 
Para fazer 10 unidades, trabalhei arduamente, todos os dias, durante duas semanas. Ele foi feito com base de bexiga de gás, coberto por cola e muitas (muitas!) camadas de papel toalha. O trabalho maior foi justamente fazer as camadas, porque foi preciso várias delas para que o balão ficasse durinho. Depois que essa etapa foi concluída, eu pintei um por um com tinta acrílica fosca. Por fim, quando secou, bastou prender palitos de churrascos em pequenas cestas de vime (que comprei no Saara também por um precinho bacana) e encaixar os balões no topo. Ficou um charme! O pessoal gostou bastante!
IMG_0071

Mesa dos convidados: Esses balões foram o charme da festa! Incrível como ficou durinho (mesmo sendo feito de papel toalha) e único (cada balãozinho tinha uma pintura).

 
Posso dizer que a festinha foi bem simples, mas ficou muito a minha cara, e eu fiquei bastante realizada quando vi o resultado! Como o salão era pequeno, não pude convidar todos os que queria, mas até para isso eu arrumei uma solução: fiz um jantar em casa para a família, e a festinha ficou para os amigos. Então, no final, curti duas vezes com as pessoas que amo, e duas vezes em encontros pequenos e caseiros!
 
Muitos me perguntaram sobre o porquê de eu não ter esperado até os 30, data mais emblemática, para fazer a festa. Pensei sobre isso e acho que vale esclarecer: a gente só tem 30 anos uma vez, e isso merece uma super festa, mas a gente só tem 28 anos uma vez também! Então por que se privar de festejá-lo, não é mesmo? Até nisso o tema casou bem com minha personalidade: para mim, viajar é aproveitar cada dia, cada minuto com o máximo de intensidade! Assim, entendo que meu aniversário de 28 anos teve o tema a ideologia de viagens/viajantes: carpe diem! Com saúde e alegria, fazer festa e viajar nunca é demais!”
IMG_0053+
Deixe um comentário

